• Página Principal
    Página Principal Aqui você pode encontrar todas as postagens do blog
  • Categorias
    Categorias Mostra uma lista de categorias deste blog.
  • Tags
    Tags Mostra uma lista de tags utilizadas no blog.
  • Blogueiros
    Blogueiros Procura por seu blogger favorito neste site.
  • Arquivo-Morto
    Arquivo-Morto Contem uma lista de posts criados anteriormente.

Fórum de Mulheres de Pernambuco entrega dossiê à CPMI sobre violência contra a mulher

por em Violência contra as mulheres
  • Tamanho da fonte: Maior Menor
  • Hits: 15672
  • Comentários
  • Increver-se para receber atualizações
  • Imprimir
  • PDF
15672

foto blog

Hoje (16/04), pela manhã, militantes do movimento de mulheres do estado de Pernambuco se reuniram com parlamentares da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que investiga a violência contra mulheres no Brasil.  Na ocasião, o FMPE entregou o documento “DOSSIÊ FÓRUM DE MULHERES DE PERNAMBUCO PARA A COMISSÃO PARLAMENTAR MISTA DE INQUÉRITO SOBRE A VIOLÊNCIA CONTRA AS MULHERES”. A reunião ocorreu na sede do SOS Corpo, bairro da Madalena, Recife.

Estiveram presentes a Senadora Ana Rita (ES), relatora da CPMI; Deputada Federal Jô Moraes (MG), presidente da CPMI; Deputada Federal Keiko Ota (SP), vice-presidente da CPMI, e a Deputada Federal Luciana Santos (PE), que fez o requerimento para criação desta Comissão Parlamentar. Cerca de 30 militantes feministas, representando diversos setores do movimento, participaram do encontro e relataram informações, denúncias sobre a situação e contexto da violência contra a mulher no estado de Pernambuco. 

“A violência cotidiana sofrida por nós mulheres é resultado do patriarcado, sistema de dominação e exploração dos homens sobre as mulheres, que institucionaliza a violência sexista nas práticas sociais e de diferentes instituições de nossa sociedade como a família e o próprio Estado”, aponta o dossiê produzido e elaborado pela Comissão de Enfrentamento à Violência do FMPE.

“O Fórum de Mulheres de Pernambuco acompanha a situação de violência no estado. Em 2010, foram realizadas biltz nos serviços de atendimento; em 2011, ocorreram caravanas feministas. No nosso cotidiano de ação política, também recebemos denúncias, relatos de casos de homicídios, violência sexual. Esse levantamento consta no dossiê que produzimos para subsidiar os trabalhos desta CMPI”, disse, ao entregar o documento às parlamentares, Verônica Ferreira, da Comissão de Enfrentamento à Violência contra a Mulher do FMPE. “Atualmente, em Pernambuco, são 7 delegacias especializadas, que não possuem condições adequadas de funcionamento. Inclusive, 2 delegacias funcionam em quartéis. Para o Fórum de Mulheres este não é um ambiente acolhedor para se atender uma mulher vítima de violência”, falou Verônica, pesquisadora do SOS Corpo e integrante do FMPE e da Articulação de Mulheres Brasileiras.


Leia na íntegra o Dossiê elaborado pelo Fórum de Mulheres de Pernambuco sobre a violência contra a mulher no estado de Pernambuco

Confira a agenda da CPMI no estado

Leia também:


Avalie esta postagem:

Comentários

Memória Viva Feminista _ www.flickr.com/redesocialfeminista